Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Dia dos Canhotos !
13/08/07 às 12:11 h


Dia da diferença 
 Renata Costa


Comemora-se em 13 de agosto o Dia do Canhoto, mas ninguém ainda sabe explicar o porquê da diferença


Para uma parte das pessoas, escolher qual mão estender para cumprimentar alguém não é automático. Ao contrário dos destros, que são 90% da população mundial, os canhotos - os 10% restantes - diariamente se adaptam a um mundo (e a tesouras e abridores de latas) que não foi feito exatamente para eles e precisam oferecer a mão direita ao invés da esquerda, pois essa é a convenção social.


Para lembrar dessas pequenas dificuldades diárias, a Left-Handers Internacional (uma associação de canhotos em Topeka, nos Estados Unidos, hoje já extinta) instituiu, na década de 70, o dia Internacional dos Canhotos em 13 de Agosto.


O porquê da escolha do dia não se sabe ao certo. Mas a data é por si só sinistra (outra palavra usada para designar um canhoto e que significa funesto e pernicioso, segundo o dicionário), já que 13 sempre foi considerado número de azar e Agosto é o mês oficial do mau-agouro. Isso sinaliza um pouco dos problemas que canhotos tiveram no passado e ainda têm em algumas culturas.


A causa do canhotismo ainda é desconhecida, mas há várias teorias a esse respeito. Algumas, inclusive, sendo estudadas por pesquisadores dentro das universidades brasileiras.


De forma geral, no canhoto, as funções motoras são comandadas pelo lado direito do cérebro. E só isso é consenso entre pesquisadores. A partir daí há teorias que dizem que o cérebro direito comanda a criatividade, emoções e intuição e que, portanto, as pessoas canhotas seriam mais sensíveis e ligadas a manifestações artísticas.


'Isso é bobagem', afirma Suzana Herculano-Houzel, neurocientista e professora do departamento de Anatomia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). 'Alguém ser canhoto não quer dizer que tenha o lado direito do cérebro mais desenvolvido. E, ainda que fosse, não explicaria ter pendor artístico, só porque o direito tem uma certa preponderância para essas funções. Isso só quer dizer que ele está ligeiramente mais ativo e não que o esquerdo não tenha ações correspondentes', explica a professora.
 
fonte:: Mensagens Virtuais !

 + Matérias Relacionadas:

Marizete
Furbino
Prof. Administração e Parceira.