Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Pacote de segurança: instale e configure anti-spyware e firewall
05/03/08 às 09:21 h


Na semana passada eu escrevi sobre a história dos vírus de computador e também expliquei como instalar o AVG. Uma questão que os leitores levantaram foi o critério que adotei para escolher o AVG. Simples: ele é uma boa opção de proteção gratuita e é o antivírus mais popular no Baixatudo. Agora é hora de completar o processo de proteção do computador: vamos instalar um anti-spyware e um firewall, ok?

>>>> ANTI-SPYWARE

Anti-spyware é um programa que monitora seu sistema em busca de pequenas pragas infiltradas. Vou mostrar o processo de instalação e uso do Spyware Terminator. O processo de instalação consiste em 4 passos simples, que mostro a seguir:

img_01_spyter_040308.gif
A primeira animação é a de boas vindas do instalador. Na seqüência é necessário aceitar os termos de uso; lembre-se que o Spyware Terminator é gratuito e pode ser instalado em computadores domésticos e corporativos. Depois os arquivos são instalados e o programa oferece um plug-in para ser integrado com seu navegador, monitorando os sites em que você navega para alertar quando houver riscos. Recomendo habilitar essa função, a não ser que você tenha um PC lento para navegar na internet.

Bem, a instalação é simples. Na última tela do processo, a opção marcada por padrão indica que o Spyware Teminator será executado em seguida. A animação abaixo mostra a seqüência de configuração:

img_02_spyter_040308.gif
Existem três opções, e eu recomendo a padrão, que protege ativamente seu PC contra spywares. Ou seja, o programa fica rodando o tempo todo, como um antivírus, monitorando as atividades de seu PC, procurando e barrando os spywares.

Na tela seguinte, o programa pergunta se você quer enviar informações para uma central de segurança. O que isso significa? A cada spyware detectado, o programa envia para a central um alerta, dando informações à empresa responsável para que ela possa conhecer o comportamento e a propagação dos spywares. É importante deixar essa opção ativa para contribuir com informações sobre as pragas espiãs. Porém, se você não se sente seguro ou simplesmente não quer enviar as informações, basta desmarcar a opção. Ao finalizar o processo você será enviado à tela principal do programa:

img_03_spyter_040308.jpg
Note que no quadro laranja superior existe uma agenda de verificação do PC, marcada para “amanhã” às 11 horas. Clicando no botão agendar você poderá configurar a execução automática para o horário mais coerente com seu uso do computador. O ideal é escolher um momento em que você não precise usar a máquina.

Depois de agendar, recomendo atualizar o programa. Note, à esquerda, o botão actualizações (com “c” mesmo, pois é o português de Portugal). Clique e verifique se existem atualizações pendentes - caso existam, clique no botão actualizar, que aparece no canto inferior direito da tela.

Na seqüência, clique no item procurar ameaças, no menu superior. Você verá que existem três tipos de verificação: rápido, completo a spywares e personalizado. Se você está com tempo disponível, vá direto ao item completo e clique no botão verificar agora.

Seu anti-spyware está instalado e configurado. Você quer experimentar outros programas? Tudo bem, no Baixatudo existem diversas outras opções - veja-as clicando aqui.

>>>> FIREWALL

Firewall é uma espécie de barreira que separa seus programas da conexão com a internet. Ele impede que programas desconhecidos acessem a rede e que pessoas mal intencionadas consigam invadir seu computador. Para saber mais, clique aqui e veja o post especial que fiz sobre o tema.

Vou instalar e configurar o Comodo Personal Firewall. A instalação é simples, como você pode ver na animação abaixo:

img_04_comodo_040308.gifNo final do processo, entramos em um estágio de pré-configuração, como mostra a animação abaixo:

img_05_comodo_040308.gif

A passagem importante é a representada na tela 3 de 6, onde você pode optar por uma configuração com um sistema de proteção avançado, o defense+, que é uma monitoração de malwares para garantir que nada passe pelo firewall e deixe seu PC em risco. Se você já está com o antivírus e o anti-spyware, essa opção não é muito necessária, pois, além de carregar mais o sistema, irá executar quase as mesmas tarefas da dupla antivírus + anti-spyware.

Na seqüência, o Comodo oferece um serviço de suporte profissional – é um serviço pago, e basta selecionar no thanks (não, obrigado) para dispensar a opção. Pronto, o Comodo está instalado. Agora basta reiniciar o PC, para depois ajustarmos as configurações.

Ao entrar no Windows, você vai ser bombardeado com mensagens apresentadas sob a forma de balão acima do relógio do sistema. Pode parecer um grande inconveniente, mas é útil para ver o firewall trabalhando. Se quiser desabilitar – acredite, você vai querer – faça o seguinte:
1. Abra o Comodo
2. Clique em Miscellaneous;
3. Clique em Settings;
4. Na aba General, desabilite a opção show the balloon messages
5. Clique em OK.

img_06_comodo_040308.jpgPronto, agora o Comodo não irá ficar a cada segundo mostrando um balão de informações. Quando você abrir um programa que usa conexão de rede, o Comodo irá apresentar um alerta para que você verifique se o software pode acessar a internet. Na imagem ao lado, o firewall alerta que o MSN está tentando usar uma porta monitorada, e pergunta a você se pode liberar o acesso. Veja a mensagem de que o msnmsgr.exe é uma aplicação segura - msnmsgr.exe is a safe application. Para liberar e poder usar o MSN, basta clicar no OK, prestando atenção à opção marcada: allow this request. Caso não queira liberar o uso da porta pelo programa, mude para block this request.

Uma vantagem do Comodo e de outros programas de firewall é que eles vêm com regras pré-definidas que deixam seu PC seguro e não exigem grandes configurações.

Não quer usar o Comodo? Não tem problema, o Baixatudo oferece uma lista com várias opções - veja clicando aqui.

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator