Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Guerra dos navegadores: Internet Explorer 8 x Firefox 3
11/03/08 às 09:42 h


Netscape, Internet Explorer, Firefox. São esses os nomes mais lembrados quando se fala em navegador de internet. Com o recente abandono do Netscape, o mercado ficou dividido entre o IE, da Microsoft, e o Firefox, da Mozilla - e é sobre as versões Beta (de testes) desses dois programas que vou falar hoje.

Nos primeiros anos da internet o navegador mais usado era o Netscape, base do que é hoje o Firefox. Ele reinou absoluto sem um concorrente a altura, até que a Microsoft decidiu investir pesado na briga pelo mercado de navegadores. Investiu tanto que, em pouco tempo, o navegador padrão passou a ser seu Internet Explorer. A cada ano o Netscape perdia espaço para o Explorer, até que surgiu o Firefox para colocar lenha na fogueira e ser, hoje, um dos preferidos dos usuários.

As próximas versões desses navegadores já estão disponíveis para testes – versões não estáveis, que podem apresentar problemas, e servem para testar novas funcionalidades. Instalei cada uma delas e vou apresentar aqui as principais novidades.

>>>> Firefox 3.0 beta 4
img_02_intefaceff_110308.jpg

Só de olhar para a imagem acima já dá para notar algumas mudanças na aparência do Firefox. Ela está mais enxuta e com os botões modificados.

Barra de endereços mais amigável
img_03_endff_110308.jpg
Outra característica visual do Firefox fica na barra de endereços. Ao digitar o endereço de uma página já visitada anteriormente, ele completa com a URL e o título do site, como ilustra a imagem ao lado. Quando o item está na sua lista de Favoritos, aparece um ícone de estrela.

Salvar abas
Quando você está navegando com diversas abas abertas, e por algum motivo precisa fechar o navegador, acaba perdendo tudo que estava vendo, certo? Agora sua vida mudou. Quando você tenta fechar o navegador, surgirá uma tela avisando que as abas serão fechadas, e uma das opções é salvar abas. Assim, quando abrir o navegador novamente, as abas salvas serão automaticamente abertas.

Gerenciador de downloads aprimorado
A lista de arquivos transferidos ou em transferência está caprichada. Ela agora conta com informações sobre o site de onde vem o arquivo, e você pode copiar o endereço clicando com o botão direito. Outra característica é a interface mais amigável, com ícones grandes que mostram o tipo de arquivo que está sendo transferido. Foi acrescentado um campo de busca, para listas muito grandes. Um defeito, no meu entendimento, foi a remoção do botão de limpar lista - agora a opção só aparece quando clicamos com o botão direito do mouse. Não posso deixar de falar dos ícones de parar o download, recurso que faltava na versão na anterior.

Lista de favoritos simplificada
Ao abrir um site, logo ao lado do endereço aparecerá uma estrela apagada. Para adicionar a página aos favoritos, é só clicar na estrela, simplificando o processo.

Gestor de complementos aprimorado
Nas versões anteriores, a pesquisa de complementos era feita diretamente no site do Firefox. Agora no menu de complementos (ferramentas > complementos) existe uma aba de busca, onde é possível escrever uma palavra-chave relacionada ao complemento e buscá-lo diretamente dentro do Firefox. A grande maioria dos complementos ainda não está disponível para essa versão de testes do Firefox, mas é certo que eles estarão adaptados quando a versão final for lançada.

Proteção contra malware
O Firefox vem com proteção nativa contra pragas que podem tentar invadir seu PC. Quando ele detecta uma página está infectada, gera imediatamente um alerta de segurança.

Caixa de buscas com atalho
img_04_ff_busca_110308.jpg
A caixa de buscas ao lado da barra de endereços pode ser personalizada para trabalhar de forma simplificada com os diversos mecanismos de busca, permitindo atribuir uma palavra-chave para cada mecanismo. A legra G, por exemplo, pode ser usada para Google - então, para buscar sobre carros no Google digite “g carros” no campo de busca, e o Firefox irá buscar no Google. Para verificar essas configurações, clique na seta à esquerda do campo de busca, e vá até a opção organizar pesquisa, como mostra a ilustração ao lado.

Questões funcionais e técnicas
O suporte a padrões web foi expandido. Agora existem melhorias para aprimorar a renderização em CSS e SVG, além de suporte a CSS 3, JavaScript 1.8 e DOM.
Mas não vou me aprofundar nesse tema. Basta saber que, com o CSS 3 aliado ao JavaScript 1.8, a sua experiência em navegar nos sites será mais interessante e interativa. O suporte a imagens com animação em PNG também está presente.

>>>> Internet Explorer 8 - beta 1
img_05_interfaceie_110308.jpg

Destaque na barra de endereços
A barra de endereços dá destaque ao URL principal do site atual - repare no destaque microsoft.com.

Botão direito turbinado
img_06_btndireitoie_110308.jpg
Ao marcar um texto em uma página e clicar com o botão direito do mouse , aparecerá a opção More Activities, que permite aplicar ao texto serviços como tradução, mapas, blog do Live Spaces e Facebook. Também é possível fazer buscas e enviar por e-mail .

Feeds organizados
Conforme você navega pelas páginas com feeds rss, o IE vai armazenando o conteúdo no botão de feeds. Essa função permite que você encontre com mais facilidade o que lhe interessa, podendo salvar e organizar os endereços mais tarde.

Navegação segura
O Internet Explorer vem com um recurso que verifica se um site é seguro. Para efetuar a verificação, vá ao menu tools > safety filter > check this website. Será feita uma verificação apontando possíveis riscos no site. Para a monitoração ser constante, siga o mesmo caminho, mas clique em turn on safety filter.

Proteção a falhas
Um recurso que faltava no Internet Explorer era a recuperação das abas caso o programa fechasse com algum erro - recurso que já existia no Firefox. A versão 8 oferece esse recurso importante.

O IE também tem um recurso chamado WebSlices, que pode ser usado para marcar trechos da página a serem atualizados automaticamente. Fiquei curioso, mas não encontrei essa opção na versão que estou usando.

Assim como no Firefox, o Internet Explorer 8, traz suporte a novas versões de CSS e JavaScript, assim como uma ferramenta para visualização e tratamento do código fonte das páginas, muito boa para desenvolvedores.

Conclusão
Notem que o Internet Explorer ainda está no beta 1, enquanto o Firefox já está no 4 e indo para o 5. Por isso, é natural o navegador da Mozilla tenha mais recursos e esteja mais estável que seu concorrente. Sendo assim, o Firefox 3 leva vantagem sobre o Internet Explorer 8. Acompanharemos a evolução desses navegadores ao longo dos meses, pois ambos ainda não tem data de lançamento.

Muitos dos recursos que listei em ambos já existem atualmente através de complementos, e o grande trabalho dos desenvolvedores é coletar, aprimorar e incluir essa funções na versão completa dos navegadores.

Você, leitor, pode transferir, instalar e testar esses navegadores, mas quero frisar que são versões de teste, e ainda têm falhas - aliás, muitas falhas. As empresas lançam essas versões para sentir o que os usuários acham e colher impressões e opiniões. Coletando esses dados, eles podem até mudar o direcionamento do desenvolvimento do programa.

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo // Texto por: Fernando Panissi


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator