Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Criador da Wikipedia é acusado de aceitar dinheiro para editar artigo do site
13/03/08 às 14:35 h


Jimmy Wales, criador da Wikipedia – a enciclopédia on-line mais popular da internet – foi acusado de aceitar uma doação em dinheiro em troca da edição mais favorável de um artigo do site, segundo reportagens publicadas na quarta-feira (12) pela imprensa britânica.

A acusação partiu de Jeffrey Merkey, que até recentemente era cientista-chefe da desenvolvedora de redes Novell. Segundo Merkey, em 2006 ele recebeu de Wales uma proposta para doar US$ 5 mil para a Fundação Wikipedia, para conseguir mudanças no artigo sobre ele.

De acordo com Merkey, Wales aceitou “usar sua influência” para remover certas partes que ele considerava “impróprias” no artigo.

 Alteração

Segundo a rede BBC, a história de edições na página mostra que de fato houve alterações feitas no artigo nessa época – sem precisar quais foram. Além disso, a página foi classificada como “protegida”, de modo que o público em geral não pode fazer novas mudanças.

Jimmy Wales declarou à rede britânica que as acusações eram “nonsense”. O porta-voz da Wikipedia, Jay Walsh, disse ao jornal “Daily Telegraph” que a alegação é “absolutamente falsa”. Para Walsh, “Jimmy nunca fez tal oferta. Nós rejeitamos esse tipo de prática”.

No início de março, Wales já havia freqüentado as manchetes de jornal quando sua ex-namorada colocou suas roupas à venda no eBay, após ser dispensada via Wikipedia.

 Proteção especial

A matéria da BBC diz que as acusações de Merkey foram feitas em um mailing list (comunidade de troca de mensagens) da Wikipedia. Segundo ele, em 2006 Wales concordou em fazer com que o artigo sobre mim fosse editado para se “adaptar aos padrões da Wikipedia”, onde ele seria “colocado sob proteção especial” de um editor – em troca de uma doação para a Fundação Wikipedia, que mantém o endereço.

Na mesma lista de discussões, Wales respondeu que “é claro que eu nunca iria fazer nem aceitar tal oferta”. Ele disse que é costume da página ajudar pessoas cujos artigos contém informações incorretas, mas que “doações não tem nada a ver com esse fato”.

 

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator