Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Pacotão de dúvidas: vírus, MSN, pen drives e conflito de IP na internet
14/03/08 às 14:03 h


>>>> WINDOWS EM MAIS DE UM COMPUTADOR
“Instalei o Windows XP no meu notebook, mas ele quebrou caindo dentro da piscina. Agora eu quero instalar o mesmo Windows em outro computador, mas não consigo porque a cópia já foi registrada como se estivesse no notebook. E agora, jogo fora o software?”

Carlos Alberto

Carlos, eu já passei por uma situação similar e resolvi da seguinte forma: liguei para o atendimento da Microsoft – clique aqui para mais informações. Eles vão lhe orientar sobre como proceder.

>>>> MUDANÇA DE IP NAS CONEXÕES
“Gostaria de saber sobre programas que mudam ou tornam invisível o IP da máquina”.
Anderson

Anderson, o IP que você usa geralmente é alterado automaticamente pelo seu provedor; se a internet é discada, ela certamente atribui um novo endereço a cada conexão. Algumas empresas de banda larga mantêm o mesmo IP para um cliente, alterando-o quando o equipamento é desligado por um tempo prolongado. Mas não é possível esconder seu IP: é através dele que seu computador se comunica como os demais. Protocolo padrão da internet, o TCP/IP funciona como uma correspondência. Ele tem um endereço de destino e tem outro de retorno, para que você possa receber de volta aquilo que enviou pedindo. Quando você digita www.globo.com em seu navegador, por exemplo, seu PC envia a requisição aos servidores da Globo. Pelo seu IP, eles sabem para onde mandar a página, e você pode vê-la normalmente.

>>>> CONFLITO DE IP
“Sou novo como usuário Velox, e após a instalação do programa para acesso começou a aparecer uma mensagem na barra de trabalho: ‘existe um conflito de IP com outro sistema na rede’. Estou muito chateado com isso e já tentei de tudo, recorrendo a amigos com mais experiência em informática e não tivemos sucesso com isso.”
José Rinaldo dos Santos

A melhor solução é entrar em contato com a Velox e relatar o problema. Eu posso indicar um procedimento simples, que pode contornar o problema, mas a solução definitiva deve vir da empresa. Faça o seguinte:
1. Clique em iniciar, e em seguida em executar;
2. Escreva CMD e aperte o botão OK;
3. Escreva ipconfig /release e aperte o botão ENTER;
4. Aguarde o retorno para a linha de comando;
5. Escreva ipconfig /renew e aperte o botão ENTER;

Lembrando que este procedimento é um paliativo. Com ele o seu computador limpa o IP usado e pede à Velox um novo endereço, mas o servidor deles pode informar novamente o mesmo IP.

>>>> MODO DE SEGURANÇA
“Instalei o Mvcleaner nos computadores da família, até então tudo ia bem. Entretanto, no notebook do meu pai, depois de clicar ‘remover’, o equipamento só funciona em modo de segurança.”
Michele

No post em que você deixou sua dúvida, eu falava da restauração de sistema, e se ela estiver ativa você deve usá-la para estabilizar o sistema. Neste link você poderá ver como restaurar o sistema.

Caso não tenha o ponto de restauração, experimente seguir os procedimentos deste post . Caso não dê certo, a melhor opção é chamar um técnico para fazer uma avaliação, então ele poderá tomar medidas mais complexas para tentar resolver a questão.

>>>> ATUALIZAÇÕES AUTOMÁTICAS NO WINDOWS
“Você pode me ajudar a manter meu Windows XP SP2 recebendo atualizações automáticas sem que apareça o aviso de software original? Não tenho condições de comprar o software original - o valor é muito alto para meu bolso, então gostaria de sua compreensão.”
Roberto

Roberto, se você não tem condições de adquirir uma versão original do Windows, recomendo que troque de sistema operacional - experimente o Linux, por exemplo. A experiência de uso do Linux é bem agradável, e você consegue trabalhar e se divertir tranquilamente com ele, mesmo com as diferenças em relação ao Windows. Quebrar a validação de software original é ilegal, e não devemos incentivar a pirataria.

Aqui no blog eu já falei sobre o Linux e também testei um computador com esse sistema - você pode ler o texto clicando aqui. Caso vá instalar, duas opções com bastante aceitação no mercado são a Ubuntu e a Mandriva. Em ambos os links, você encontra opções de download.

>>>> ATUALIZAÇÃO DO MSN
“Como faço para atualizar o meu Windows Live Messenger? Todas as vezes que tento fazer isso, sou encaminhado para uma página do Windows Live e de lá não sei mais para onde ir.”
Gutemberg S. Sousa

Para resolver isso agora, clique aqui e faça a transferência direta do site Baixatudo.

>>>> VÍRUS FANFARRÃO
“Gostaria de saber como é possível remover as configurações realizadas pelo vírus ‘festas.exe’. Ele desativa as configurações do tipo ‘Exibir/Ocultar pastas’ do Windows Explorer, bloqueia o ‘Msconfig’, as Ferramentas Administrativas, o Gerenciador de Tarefas, o Prompt do MS-DOS, e inclusive o próprio antivírus - no meu caso o ‘Avast’. ”
Luiz Carlos Jr

Trata-se de um vírus bem complexo para ser removido. Eu encontrei em um fórum especializado a conversa entre uma pessoa com o PC infectado por esse vírus e um especialista, e eles tentaram diversos procedimentos até resolver o problema. Eu recomendo que você acompanhe os procedimentos indicados no texto - como são vários e extensos, não vou trazer o texto aqui para o blog, mas você pode acessar clicando aqui.

>>>> VÍRUS E PEN DRIVES
“Eu não uso antivírus em meu PC, pois trabalho com lan house. O servidor não tem antivírus, mas também não acesso nenhum tipo de informação na internet que possa a vir ser vírus. O que está acontecendo é o seguinte: como um pen drive conectado ao meu PC pode ser contaminado por vírus se o PC está livre de contaminação? Tenho muitos jogos em uma das unidades - será que pode ocorrer de os boots dos jogos passarem para os pen drives? Não uso antivírus pra não ‘pesar’ o PC.”
Paulo

Paulo, você precisa ter programas antivírus no seus servidores e também nas estações de sua lan house. Da forma que está, você coloca em risco seus computadores e, principalmente, os dados de seus clientes que usam os computadores para receber ou enviar arquivos. Se deixar como está, seus computadores são - e sempre serão - fontes intermináveis de propagação de vírus. O pretexto de não instalar antivírus para deixar os computadores mais rápidos não convence. Eles acabam sendo infectados por inúmeros vírus, e provavelmente estão infectados por dezenas e dezenas. O computador fica lento, com a imensa quantidade de programas maliciosos se replicando e monitorando a ação dos usuários. Minha dica para você é proteger seu negócio, instalando antivírus anti-spyware e também firewall em toda sua rede.

>>>> SUPORTE PARA PEN DRIVE
“Quero comprar um pen drive da Kingston, porém ele não tem suporte para o Windows 98. Existe alguma maneira de fazê-lo funcionar nesse sistema?”
Carlos Medeiros

Carlos, no Windows 98 você precisa instalar o controlador do pen drive. Alguns modelos realmente não têm esse programa. A Kingston costuma produzir drivers para versões mais antigas do Windows. No site do fabricante existe uma lista dos modelos que você pode comprar. O site também oferece o download do driver para as versões do Windows.

Você não precisa obrigatoriamente comprar um modelo da Kingston: outras marcas e modelos têm controladores para Windows 98. Para descobrir e instalar este programa, visite o site do fabricante do pen drive.

Pesquisando sobre o assunto, encontrei o site Pendrivenet, que listou os controladores de diversos fabricantes de pen drive. Basta usar o menu na parte superior direita, informando a marca do equipamento e selecionando abaixo a opção drivers.

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo // Texto por:: Fernando Panissi 


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator