Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Pacotão de dúvidas: aprenda a criar uma senha 100% segura
22/03/08 às 08:58 h


Extra! Extra! Em pleno feriadão estou aqui de plantão trazendo para vocês a solução para quase todas as dúvidas. Vamos lá?

>>>> SENHA ROUBADA
“Minha filha joga ‘Fly For Fun’ no PC de nossa casa. Temos antivírus atualizado, mas semana passada invadiram a conta dela no jogo e deletaram todos os personagens. Eu gostaria de saber como isso acontece e se existe uma maneira de proteger as senhas de possíveis invasores”.
Ana Almeida

Ana, o que deve ter acontecido não tem relação direta com vírus. Existem alguns possíveis motivos para a senha de sua filha ter sido descoberta:

· Sua filha informou a senha a alguém, que agiu de má fé;
· Equivocadamente, ela clicou em um link de um site falso do jogo. Quando ela digitou o usuário e a senha, o site falso coletou os dados;
· Algum conhecido, que sabe a senha do e-mail da sua filha cadastrado no site, usou o recurso “lembrar senha” para ter acesso à informação e entrar no sistema.

Também pode ter ocorrido um problema no site oficial. Seria prudente você entrar em contato com a empresa e pedir informações sobre a perda dos dados. Mesmo que alguém tenha, de forma criminosa, se apoderado da senha e removido o conteúdo do jogo, é possível que a empresa responsável tenha condições, através de backups, de recuperar os dados perdidos.

Proteja sua senha
Vou aproveitar para dar dicas de como criar senhas fortes – que impõe dificuldade a quem tenta nos lesar – e de como evitar roubos de identidade.

· Evite senhas óbvias, como nomes de amigos e familiares, ou mesmo de animais de estimação;
· Evite datas relacionadas a fatos que possam ser conhecidos por outros, como aniversários;
· Nunca anote senhas. Nunca anote senhas;
· Use senhas diferentes para cada contexto: uma para email, outra para sites de comércio eletrônico, outra para serviços variados;
· Evite palavras triviais em suas senhas.

Uma boa senha deve conter:
· Letras e números aleatórios;
· Caracteres maiúsculos e minúsculos;
· Se o site permitir, use símbolos na sua senha (os que ficam acima dos números no teclado, como *,%,#).

img_01_senha_210308.jpg

Com essas simples regras você cria senhas fortes. Para testar se a senha que você usa é boa ou não, use este link. Apesar de ser tudo em inglês, não é complicado de entender - você coloca sua senha no campo Password e fica de olho no campo score, que é um percentual de força. Quanto maior, mais forte e segura é sua senha. Como ilustra a imagem ao lado, a título de curiosidade, a senha que coloquei ali, que deu 74% de força, foi Coraxa67*. E, ainda por curiosidade, uma senha com 100% de força, é algo do tipo: !pDm&f4_oP12.

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo // Texto por: Fernando Panissi


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator