Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Pacotão de dúvidas: o que fazer se ‘roubarem’ seu MSN
28/03/08 às 14:26 h


Olá, leitores.

Vamos a mais um pacotão de dúvidas.

>>>> Invadiram meu MSN
“Gostaria de saber se é possível descobrir quem roubou uma conta de MSN (se é possível enquadrá-lo em alguma lei) e se posso voltar a utilizá-la já que estou completamente sem acesso e sei que quem a roubou utiliza em meu nome.”
Irlan

Irlan, eu pedi à advogada especialista em direitos intelectuais e tecnologia Silvia Venna Kauffmann que respondesse a sua dúvida:

“Você afirma que seu login e senha do MSN foram utilizados por uma terceira pessoa. E pergunta se há como descobrir quem foi e se há previsão legal para punir a pessoa.

Veja, embora a maioria dos casos de uso de login e senha por terceiros seja decorrente de revelação pela própria pessoa que os criou e que foi lesada, há, sim, como saber quem o fez. Ainda há a possibilidade de você ter optado por memorizar a senha no seu micro e outra pessoa utilizou seus dados para conectar-se ao MSN. Outra, ainda, é a sua máquina ter sido invadida e seus logins senhas terem sido hackeados. No Brasil, quando a pessoa se conecta à internet ela ‘recebe’ um número de IP (Internet Protocol) que está relacionado com o provedor de acesso utilizado pelo usuário da internet.

Com a data e horário da conexão (ao MSN) você consegue o IP. Assim, recomendamos que você recolha o máximo de informações sobre o uso de seus dados por terceiros, tais como data e horário de acesso ao MSN por essa pessoa, e dirija-se a uma delegacia para fazer a denúncia. A 4ª DIG, em São Paulo, é especializada em crimes eletrônicos e existem outras pelo Brasil.”

Completando o lado técnico da resposta :

O dado de IP pode ser pedido para a Microsoft, que é responsável pelo serviço do MSN. Acredito, no entanto, que a empresa só vai liberar esta informação para você após receber uma ordem judicial.

A recuperação da senha do MSN é possível por meio do próprio site do Hotmail. Basta acessar a página de recuperação de senha.

Por fim, se não for possível recuperar, crie outro MSN. Entre em contato com seus amigos e colegas, comunicando que seu MSN antigo foi roubado e adicionando-os em sua nova lista. Nesse sentido, vale uma dica: exporte seus contatos do MSN com freqüência, assim você não perde sua lista de e-mails e amigos.

Como fazer isto:

· Abra o Hotmail;
· Informe seu usuário e senha;
· No lado direito da tela, clique no ícone opções;
· Na parte de baixo da tela tem um link Exportar Contatos.
· Salve o arquivo em seu computador. O formato CVS pode ser aberto pelo Microsoft Excel, e pode ser importado em outro hotmail, ou mesmo em seu Outlook.

 

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator