Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Roupa futurista aumenta força do usuário em até dez vezes
12/04/08 às 09:16 h


Uma empresa japonesa fez uma demonstração nesta sexta-feira (11), em um evento em Tóquio, de uma espécie de roupa robótica que tem como objetivo facilitar os movimentos de idosos e de deficientes físicos. Quando o indivíduo veste a estrutura, chamada de HAL, vê sua força aumentar de forma considerável – de duas a dez vezes, dependendo do modelo usado.

O site da empresa diz que o produto já está disponível, mas somente no Japão. HAL, desenvolvida por Yoshiyuki Sankai, tem vários sensores que percebem os movimentos do corpo: isso ajuda seus usuários a executar ações que não poderiam realizar sozinhos.

Foto: Divulgação
Divulgação
Roupa permite que usuário carregue mais peso do que o normal. (Foto: Divulgação )

O evento de apresentação, realizado na sede do Ministério de Ciência japonês, consistiu em uma demonstração das capacidades de HAL, fabricado pela empresa Cyberdyne.

Sankai convidou o secretário-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Yoshitsugu Harada, a levantar com o braço esquerdo quantos sacos de arroz pudesse. Harada só conseguiu carregar dois sacos, pois cada um pesava dez quilos.

Posteriormente, o professor Sankai colocou três pacotes no braço de uma pessoa que usava a roupa robô e que agüentou, sem esforço algum, uma carga de 30 quilos.

O Japão é um dos países nos quais a população se torna cada vez mais velha, por isto existe a expectativa de que o setor de serviços para a terceira idade viva em breve um grande florescimento.

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator