Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Portáteis ajudam a popularizar TV digital, dizem especialistas
28/04/08 às 14:18 h


Na estréia da TV digital, em São Paulo, o foco dos fabricantes estava voltado a aparelhos de TV de alta definição e também aos conversores digitais, equipamentos capazes de receber esse novo tipo de sinal. Com a expansão dessa tecnologia, que já chegou ao Rio de Janeiro e Belo Horizonte, surgem agora os aparelhos portáteis que transmitem em suas pequenas telas a programação da TV - esses eletrônicos, no entanto, só cumprem essa função nas áreas que já recebem o sinal digital.

"De um jeito ou de outro, a TV digital ficará mais acessível para os consumidores brasileiros. Seja via televisão de plasma ou LCD, pois o preço desses aparelhos está barateando, seja via aparelhos portáteis", afirmou ao G1 Ivair Rodrigues, diretor da consultoria de tecnologia IT Data.


Para o especialista, a grande questão é se os consumidores adeptos da portabilidade da TV digital vão preferir assisti-la via celular ou via receptor digital USB (equipamento que se conecta ao computador). A vantagem dos telefones está na maior portabilidade, enquanto os notebooks saem na frente no quesito tamanho da tela. "Nos dias de hoje, quando tudo caminha para a convergência, a pergunta de ouro é quem vai roubar o espaço de quem", afirmou Rodrigues.

Carlos Fini, gerente de manutenção e tecnologia da TV Globo de São Paulo, acredita que o uso de portáteis para acesso à TV digital deve ser rápido, se considerada a penetração dos telefones móveis e PDAs (computadores de mão) no mercado local. "O brasileiro gosta muito de celular, troca bastante de aparelho e quer sempre muitas funções", compara. Fini reconhece, no entanto, que não há como prever quanto tempo levará para essa tecnologia se popularizar no país.

 Público

Para o gerente de manutenção e tecnologia, o público da TV digital no segmento dos portáteis será composto por pessoas que gostam da possibilidade de ver programas quando estão em trânsito ou em locais onde, por condições adversas, a recepção fixa é inviável. O custo dessa alternativa também é mais acessível, lembra.

Segundo o especialista, não se pode dizer que os portáteis exibirão imagens de alta definição (conceito ligado à maior quantidade de pontos e linhas horizontais nas telas dos televisores modernos, os chamados Full HD). No entanto, afirma que a qualidade do sinal transmitido para os portáteis é suficiente para uma boa definição em suas telas, normalmente menores.

Os interessados em comprar eletrônicos portáteis que transmitem a TV digital devem ficar atentos ao padrão da tecnologia usada no Brasil. Por se tratar de um sistema específico, adaptado do padrão japonês, é improvável que um produto comprado em outros países possa captar os sinais digitais transmitidos pelas emissoras brasileiras. Por isso, a alternativa mais segura -- tanto para os portáteis quanto para os conversores utilizados com aparelhos de TV -- é a aquisição desses itens em lojas brasileiras.

Fonte: G1 o Portal de noticias da Globo / Tecnologia


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator