Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Supercomputador vai tornar previsão do tempo mais exata
02/08/07 às 06:06 h


Equipamento foi apresentado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos.
Máquina faz quase seis trilhões de cálculos por segundo. 

Um novo equipamento usado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) promete realizar a previsão do tempo em distâncias menores mantendo a mesma confiabilidade vigente, de 95% de chance de acerto para um período de até três dias.


O novo supercomputador da Cptec tem a metade do equipamento usado em previsões atualmente, mas é sete vezes mais rápido. A máquina faz quase seis trilhões de cálculos por segundo e vale R$ 5 milhões. No Vale do Paraíba, que separa São Paulo e Minas Gerias, a previsão de tempo atual diferencia o clima entre um estado e outro. Com a implantação do equipamento, a previsão de tempo diferenciada será feita para uma distância ainda menor, de apenas alguns quilômetros.


Durante os Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro foi possível saber com antecedência como o tempo ficaria em cada local de prova, em lugares a menos de 10 km de distâncias uns dos outros. Isso só foi possível porque uma equipe de meteorologistas se dedicou ao projeto e programas especiais foram usados. A nova super máquina da Cptec vai fazer isso sem nenhum esforço e para todo o Brasil.

Do G1, com informações do Jornal Nacional


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator