Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Diretor de programação da Xbox Live fala a língua dos gamers
09/01/08 às 09:51 h


Vestindo jeans e camiseta e com os cabelos grisalhos despenteados, Larry Hryb parece só mais um entre os funcionários da sede corporativa da Microsoft.

Mas os jogadores de Xbox 360 conhecem Hryb por seu pseudônimo "Major Nelson", que, com uma energia incessante e uma franqueza incomum, representa o serviço on-line Xbox Live que funciona como um tipo de comunidade de relacionamento social para jogadores de videogame.

O cartão de visita de Hryb o define, sem muita pompa, como "diretor de programação" da Xbox Live. Na verdade, ele administra um pequeno império de mídias relacionadas ao Xbox: blogs, podcasts, mensagens de texto e sites de relacionamento social com potencial de alcance de cerca de 8 milhões de usuários do que poderíamos chamar de Nação Xbox.

Hryb é alguém a quem os jogadores podem recorrer para obter todas as informações necessárias de tudo que se relaciona ao Xbox. "O blog dele é bastante acessado. Ele meio que fornece as informações que os jogadores, em geral, ficam sem saber, portanto os usuários adoram", diz Erik Brudvig, editor do site IGN.com.

Antigo jogador e ex-programador junto à emissora de rádio Clear Channel Communications, a oferta de mídias proporcionada por Hryb combina elementos de noticiários de TV, sites de fãs de videogames, press releases corporativos e atendimento ao cliente.

Ele estima que recebe 500 e-mails por dia e, no ano passado, publicou 1.550 mensagens no serviço de mensagens da web Twitter para veicular notícias e informações com a mesma rapidez com que elas chegam a ele. Mas isso não significa que ele tenha esgotado fatos ou dados. Seu podcast de final de ano, por exemplo, operou durante três horas.

"O ciclo de notícias não é mensal, nem semanal. É diário e, pra dizer a verdade, horário em alguns casos. A manutenção do blog veio para corrigir informações errôneas que circulavam por aí", explicou Hryb.

Hryb, um viciado em jogos transmitidos pela televisão que costumava coordenar as aulas com o horário do programa "O Preço Certo" inaugurou seu blog, o www.majornelson.com, há três anos, adotando o nome de Major Nelson inspirado na comédia de TV da década de 60 "Jeannie é um Gênio".

Recentemente inaugurou o "Major's Minute" (Minuto do Major). São clips de vídeo de 60 segundos transmitidos pelo Xbox Live que exibem novos recursos e conteúdos. Longe de serem uma superprodução apresentando cabelos arrumados e ternos impecáveis, os segmentos parecem mais um vídeo do YouTube amador gravado com uma webcam caseira e Hryb, em um episódio recente, chega a aparecer de pijama.

Língua do gamer

"Esse público é muito, muito inteligente e se houver qualquer sinal de marketing eles fogem", disse Hryb. "O primeiro 'Major's Minute' que fizemos mostrava diversos produtos. As pessoas diziam: 'Não venham vender essas coisas, nós queremos ficar por dentro do que está rolando.' Então circulamos câmeras pelos escritórios e pedimos que as pessoas fizessem votos de natal e ano novo."

Embora esteja entrosado com seu público de videogame, Hryb não está imune às críticas dos fãs, como demonstra a reação dos jogadores aos recentes problemas de conexão do Xbox Live. Um post no blog de Hryb sobre esses problemas rendeu mais de mil respostas. Algumas pessoas agradeciam pelas notícias freqüentes, mas muitas expressavam raiva por não serem informadas sobre detalhes e sobre quando os problemas seriam resolvidos.

"Eu queria que eles simplesmente nos informassem. Estou ficando bem cansado desses posts do Major Nelson no Twitter que só dizem 'estamos trabalhando para solucionar o problema'. Simplesmente falem pra gente qual é o problema", escreveu um dos usuários frustrados.

Hryb aceita as críticas sem exaltação e as enxerga como uma maneira de obter um valioso feedback sobre novos recursos ou problemas. "Adoro o fato de haver tanta paixão no ciberespaço", diz.

Fonte: www.g1.com.br 


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator