Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
YouTube e Wikipedia são campeões em 2006
29/01/07 às 08:43 h


YouTube e Wikipedia são campeões em 2006

Pesquisa foi realizada com mais de 3.000 pessoas em escala global.
Resultado mostra o poder dos sites cujo conteúdo é gerado por usuários.

Saiu a lista das cinco marcas mais fortes do mundo no ano de 2006, segundo a tradicional pesquisa anual da revista on-line Brandchannel.com. Quatro das cinco são do mundo da alta tecnologia, e duas delas são estreantes que deram muito o que falar no ano que passou -- YouTube e Wikipedia.

A campeã, mais uma vez, foi a companhia de internet Google, que já havia faturado no ano passado. No segundo posto apareceu a Apple. Mas as maiores surpresas foram mesmo o YouTube e a Wikipedia, que nunca haviam figurado nas "cinco mais", e empurraram a famosa marca de cafeteria americana Starbucks para a quinta posição.

A pesquisa da Brandchannel.com costuma apresentar resultados controversos, como em 2004, quando a estação de TV Al Jazira apareceu como a quinta marca mais influente.

Para obter os resultados, a revista ouviu neste ano 3.625 estudantes e profissionais de marcas. Eles tinham de responder apenas uma pergunta: "Que marca teve mais impacto em nossas vidas em 2006?".

"A dramática estréia desses recém-chegados -- YouTube em terceiro e Wikipedia em quarto -- é uma indicação de uma tendência maior -- o crescente impacto de marcas on-line construídas com base em conteúdo gerado pelo usuário", disse Anthony Zumpano, editor da revista, em nota.

A pesquisa não leva em conta o valor econômico da marca -- quando a pesquisa tem esse viés, ela invariavelmente coloca a Coca-Cola em primeiro lugar. Também não pede aos entrevistados que indiquem se o impacto da marca é positivo ou negativo.

Mercados continentais

A Brandchannel também separa os resultados por regiões do mundo. Na América do Norte, o resultado das "cinco mais" foi similar ao global, mas em ordem diferente: Apple, YouTube, Google, Starbucks e Wikipedia.

Na lista européia, aparecem marcas locais. A campeã foi a fábrica de móveis sueca Ikea, seguida por Skype, Nokia, Zara e Adidas.

Na região da Ásia e do Pacífico, as cinco marcas mais votadas foram Sony, Toyota, HSBC, Samsung e Honda.

Ironicamente, só na América Latina as marcas de alta tecnologia não figuraram da lista das "cinco mais". As campeãs foram Corona, Bacardi, Movistar, Havaianas e Bimbo.


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator