Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Robôs podem se tornar armas de terroristas, alerta especialista
28/02/08 às 08:24 h


Robôs de diversos tipos podem se tornar uma arma na mão de militantes radicais, afirmou um especialista britânico nesta quarta-feira (27).


Noel Sharkey, professor de inteligência artificial e robótica da Universidade de Sheffield, disse acreditar que a queda nos custos de produção podem, em breve, tornar robôs uma opção bélica realista para grupos extremistas.


Vários países e companhias estão desenvolvendo tecnologias robóticas para fins militares, e o Departamento de Defesa dos Estados Unidos lidera a corrida. Mais de quatro mil robôs estariam ativos no Iraque.

  Gênio da lâmpada

"O problema é que nós realmente não podemos colocar o gênio de volta na lâmpada. Uma vez que estas armas estiverem lá fora, elas serão fáceis de copiar", afirmou Sharkey em uma conferência organizada pelo Instituto de Serviços Unidos britânico nesta quarta-feira.

"Não vai demorar muito tempo para que terroristas obtenham isso. Com os preços atuais da construção de robôs caindo drasticamente e a disponibilidade de componentes prontos para o mercado amador, não é necessária muita habilidade para fazer armas-robô autonômas".


Sharkey afirmou que um "drone" (pequeno avião não tripulado) guiado por GPS (sistema de localização via satélite) pode ser feito com cerca de US$ 490.

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator