Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Pacotão: dois antivírus ao mesmo tempo e um novo programa para acelerar o computador
29/02/08 às 09:40 h


ANTIVÍRUS EM DOBRO
“Gostaria de saber se há algum problema em usar mais de um programa antivírus no meu PC. Gosto das suas dicas e é muito importante a sua contribuição aos mais leigos.”

Carlos Alberto

“Meu sistema operacional é o Windows XP. Já tenho o AVG e instalei o CCleaner quando li sua reportagem. Gostaria de saber se há algum problema em usar mais de um programa antivírus no meu PC. Posso colocar AVG, Avast, Nod32, Avira para ficar mais seguro ou não há necessidade? O computador fica mais lento?”
Emília Bastos Mascarenhas

“A idéia era rodar os dois antivírus simultaneamente. O que o Avast deixar passar, o AVG pega. E na varredura também, já que os antivírus não são 100% perfeitos - nem os pagos.”
John Matsuno

Emilia, Carlos e John. Existem algumas razões para não usarmos dois programas antivírus simultaneamente em um PC:
- Existe uma evidente queda de desempenho do computador, pois você terá dois programas executando a mesma ação sobre o mesmo arquivo ou memória. O acesso aos arquivos fica mais lento pelo simples motivo de que dois programas vão precisar olhar para ele.
· Os bancos de dados dos antivírus são sempre muito parecidos, já que protegem contra as mesmas pragas virtuais. Pode existir uma diferença no tempo de atualização das bases entre os programas, mas isso é passageiro, e se deve ao fato de uma empresa descobrir antes da outra como remover determinada praga.
· Poderão existir conflitos entre os antivírus, principalmente nos sistemas de quarentena. Um antivírus move um arquivo infectado para sua área de quarentena, o outro antivírus detecta a área de quarentena e começa a alarmar a existência de vírus ali. Vai ser uma “bola dividida”.
O que garante sua segurança é a combinação: antivírus + anti-spyware + firewall. Nesta terça (26) eu expliquei como instalar o AVG, e na próxima terça (4) será a vez de ensinar a instalar e usar o anti-spyware e o firewall.

Alem desses programas, vale lembrar que um grandioso fator de segurança é a prudência, a começar pelo uso consciente da internet. Para ajudar vocês a usar a rede de forma mais segura, eu escrevi o “Manual do internauta invisível” e um texto explicando como evitar fraudes ao comprar pela internet - são precauções que vão reduzir o risco de contaminação on-line.

LINUX x WINDOWS
“Gostei do pacotão de hoje, mas ninguém me respondeu se posso comprar o Linux e trocar pelo Windows se eu não gostar. Posso fazer essa troca?”
Pedro Luiz

Pedro, o Linux não precisa ser comprado, mas você encontra a baixo custo CDs de instalação desse sistema em diversas lojas. Se você não quiser comprar o CD, pode fazer o download direto da internet. Duas opções com bastante aceitação no mercado são a Ubuntu e a Mandriva. Você pode testar e, se não gostar, volte para o Windows, desde que tenha o CD de instalação e um número de série válido. Não recomendo em hipótese alguma instalar uma versão pirata do Windows, por uma questão legal e também pela segurança do seu PC. A versão original do Windows conta com suporte e atualizações constantes.

DICA DO LEITOR
“Gostaria de acrescentar o utilitário Glary Utilities para limpeza do PC. Ele é bem mais completo que o CCleaner, e também é gratuito para uso doméstico. Talvez não se aplique a todos os níveis de usuários, uma vez que algumas funções alteram profundamente o sistema.”
Ezio Angulski Filho

O leitor Ezio indicou o programa Glary Utilities e eu resolvi testá-lo. Ele me pareceu simples e eficiente como o CCleaner, mas um pouco diferente.

Ele cumpre bem o papel de deixar o PC limpo, removendo entradas inválidas ou incorretas no registro do Windows, limpando arquivos temporários e executando outras verificações que visam deixar seu PC livre de lixos e, por que não dizer, um pouco mais rápido.

A tela abaixo mostra o processo chamado de “manutenção 1-click”, que faz uma varredura completa no PC. Reparem que no canto inferior esquerdo da tela existe o link “atualizar agora”, que deve ser acionado antes da varredura de sistema. Eu baixei o programa no site do fabricante e mesmo assim foi preciso atualizar logo depois da instalação. Com tudo atualizado, é só clicar em “procurar por problemas” e deixar o Glary trabalhar. No final do processo, clique no botão “reparar problemas”.

img_01_glary_290208.gif

O Glary Utilities também centraliza uma série de programas interessantes. Como o Ezio citou, usar todas as funcionalidades depende de certo nível de conhecimento sobre como o sistema operacional funciona. Mesmo assim, é uma opção interessante para a maioria das pessoas. Vamos a algumas das principais funções do programa:

· Limpar & reparar
São as ferramentas para limpeza de disco, limpeza de registro, correção de atalhos e remoção de programas. Essas três primeiras funções são executadas na aba manutenção 1-click.

· Otimizar & Melhorar
img_02_otimen_290208.jpg
É possível gerenciar a inicialização, ajustando os programas que abrem quando você entra no Windows, e acionar o otimizador de memória, que ajusta o espaço usado quando o PC está muito lento e com alto consumo de RAM.

· Segurança
Oferece programas para apagar arquivos em massa, eliminar rastros mantendo sua privacidade e ainda tem o utilíssimo undelete, para você tentar restaurar aquele arquivo que apagou do PC sem querer. Também existe um programa de criptografar arquivos, para quando você não quer que ninguém veja seu conteúdo.

· Arquivos & pastas
Aqui você encontra ferramentas para análise de disco, que mostram em um gráfico o tamanho de cada pasta de seu PC, com a porcentagem ocupada. Outro elemento interessante é um programa que procura pastas vazias no PC, como aquelas que criamos e nunca usamos. O Glary ainda procura arquivos duplicados, para ajudar a diminuir o espaço usado do disco, e também divide ou une arquivos - se você tem um arquivo grande que não cabe no pen drive, o programa divide o arquivo em várias partes. A desvantagem é que você precisa do programa instalado em outro computador para unir as partes novamente.

· Sistema
É uma visão diferente para o gerenciador de processos do Windows. Ela mostra detalhes do processo e uma avaliação de risco, usando critérios para definir se o processo é ou não confiável. Também existe um assistente para os complementos do Internet Explorer e um programa de atalhos para as ferramentas nativas do Windows para verificação de disco, desfragmentação e recuperação do sistema, entre outras.

Como vocês percebem, o Glary tem um apanhado de pequenas funções que podem nos ajudar bastante. Obrigado, Ezio, pela indicação.

Terça-feira (04/03) eu estarei de volta ensinando a instalar e tirar o máximo de um anti-spyware e um firewall. Os comentários estão abertos. Deixem suas mensagens com dúvidas e sugestões. Até lá e um ótimo fim de semana a todos.

Fonte: G1 o Portal de Noticias da Globo // Texto por: Fernando Panissi


 + Matérias Relacionadas:

Genilton
Ferreira
Administrador do site
e Redator