Principal
   Notícias Gerais
   Esportes
   Informática
   Variedades
   Eventos
   Educação
   Guia Astral
   Agenda
   Cobertura de Eventos
   Nossa Cidade
   Mural de Recados
   Utilitários
   Contate-nos
   Concursos
 
 
 
 
 
 Login:
 Senha:
 
Líderes partidários voltam a discutir reforma política na terça-feira
18/06/07 às 09:48 h


Os líderes partidários na Câmara dos Deputados buscam um entendimento em torno do projeto da reforma política, o processo de votação e a ordem dos temas a serem votados, nesta terça-feira.

"Na reunião vamos discutir a matéria e a ordem de votação. O acordo que havia sido fechado sobre a ordem de votação não existe mais, mas pode ser refeito", disse Chinaglia. Na reunião, de acordo com Chinaglia, é que vai se decidir a prioridade de votação de temas mais dificieis ou mais faceis.

Chinaglia informou que o debate vai continuar até se chegar a um texto que agrade a maioria dos parlamentares e seja aprovado com uma boa margem de votos. "Uma decisão por maioria apertada tem que ser analisada, e também tem que se pensar na votação no Senado", disse.

Em relação ao sistema de lista, Chinaglia disse que a tendência é incluir no texto a lista flexivel, onde o eleitor poderá votar na lista pré-ordenada e também no candidato de sua preferencia.

Mesmo com as disputas em torno da votação da reforma política, Chinaglia acretida que ela tem todas as chances de ser aprovada pelo plenário da Casa na próxima semana.

O líder do governo na Câmara, deputado José Múcio (PTB-PE), disse que é preciso votar a reforma política porque o atual sistema eleitoral exauriu. "Temos que enfrentar esse problema da reforma política agora. Os políticos defendem a reforma quando pedem votos e depois deixam para a outra campanha. O melhor modelo de reforma é o que tira o dinheiro privado das campanhas".

(Informações da Agência Brasil)



 + Matérias Relacionadas: